Dois dias sem WhatsApp?!?

É verdade: decisão judicial determinou que as Operadoras de Telefonia Celular bloqueiem o WhatsApp por 48 h, a partir da meia-noite do dia 17/12/15.

whatsappNão se sabe muito mais que isso: o bloqueio foi determinado pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo dos Campos; o autor da ação judicial é guardado em Sigilo; as operadoras já comunicaram que vão acatar a decisão judicial e afirmam não serem autoras da ação, ainda que considerem o WhatsApp como um serviço pirata, já que oferece ligações via internet, e acreditem que o serviço deva ser regulamentado; a Anatel considera a determinação desproporcional, pois prejudicará milhões de usuários. É verdade…

A grande pergunta que se faz e se ouve e se lê é: E agora?

Ainda que poucos acreditem, é possível se comunicar com seus contatos por outros meios, como Skype, Messenger do Facebook, Hangouts. Confira algumas alternativas apontadas pelo UOL Notícias.

Considere, ainda, o bloqueio como oportunidade para avaliar seu grau de dependência da ferramenta. Sim, WhatsApp deve ser usado como uma ferramenta para promover a comunicação entre pessoas (amigos, parentes, clientes). E, não! Essa não tem sido a realidade para a maioria de nós.

Como ocorreu em fevereiro/15, quando havia sido determinada a suspensão do acesso ao aplicativo em todo o Brasil, os comentários às notícias sobre o bloqueio, em toda a rede, demonstram o descontentamento  e a indignação dos brasileiros, prejudicados pela determinação judicial. E é verdade que têm razão… Já escrevi sobre isso em A Terra girou.

Ainda é possível que a determinação do bloqueio seja suspensa por um bom juiz, como aconteceu em fevereiro. Se me permitem, preciso apenas acrescentar uma sugestão, já que não está ao nosso alcance impedir o bloqueio, mas, podemos tirar proveito dele:

Se Você é um dos dependentes do serviço, daquele tipo que ignora as pessoas sentadas ao seu lado na mesa, enquanto conversa com outras por WhatsApp, à meia-noite do dia 17/12 começa sua oportunidade de desintoxicar-se e encontrar um modo de uso mais equilibrado para a ferramenta. E, ainda que Você considere impossível sobreviver às 48 horas de bloqueio, respire fundo e repita para si mesmo:

Há possibilidades fora desse aplicativo. Há relacionamentos fora desse aplicativo. Sim, há vida fora dele!”.

Se isso for verdade, estaremos por aqui quando o bloqueio acabar…

Jackeline Sarah

© Todos os direitos reservados. Permitida e incentivada a reprodução do artigo, desde que citada a fonte.

Fonte: Folha

Para entender melhor sobre o assunto, leia:
A Nota de Marck Zuckerberg sobre o bloqueio do WhatsApp e o que pensamos sobre isso
Determinado o desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s